Caracterização da Escola

A escola Joaquim José de Almeida possui 18 anos, e foi criada  devido à necessidade de uma escola no bairro, logo que este se localiza distante do centro da cidade. Inicialmente a instituição começou apenas com 5 salas de aula, mas após 2 anos de existência, surgiu a necessidade de sua ampliação para 08 salas,  e passando-se 3 anos foi necessário mais 4 salas, passando a ser oferecido para a comunidade não só as séries iniciais do ensino fundamental, mas do 1º ao 9º ano, inclusive em modalidades diferentes: Seriação normal, Aceleração I (5º e 6º série) e Aceleração II (7º e 8º) com o intuito de promover o desenvolvimento  educacional dos moradores do bairro  e sua capacitação para o exercício da cidadania.

Atualmente, como qualquer outra organização pública, a escola enfrenta muitas dificuldades para realizar  as mudanças necessárias na estrutura, nos processos, na cultura organizacional, na relação escola-comunidade e principalmente na motivação dos discentes para o aprendizado,   mas mesmo diante dessas  limitações a administração atual tem buscado  desenvolver uma gestão democrática, que tem possibilitado paulatinamente muitas mudanças significativas na no processo de ensino-aprendizagem, na qualidade do ensino,  bem como na relação da escola com a comunidade do Bairro Ulisses Guimarães.

PERFIL DOS ESTUDANTES
Os estudantes da Escola Municipal Joaquim José de Almeida encontram-se na faixa etária de 6 aos 70 anos. No turno matutino é oferecido à comunidade o ensino de 1º ao 5º Ano , sendo que atualmente existe uma turma de  Educação de Jovens e Adultos (1ª série). No turno vespertino é composto pelas séries do 6º ao 9º ano, com discentes da  faixa etária de 11 aos 40 anos. E no turno noturno (EJA da 1ª à 8ª série) temos alunos dos 15 aos 70 anos.

PERFIL DA COMUNIDADE
A comunidade do Bairro Ulisses Guimarães está situada numa região periférica da cidade de Teixeira de Freitas. Localizado entre os Bairros Liberdade, Nova Teixeira, Luís Eduardo Magalhães e Canaã. O bairro possui aproximadamente 5.000 moradores segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), representado pelo Posto de Saúde Familiar no bairro.

Os moradores do bairro são em sua maioria trabalhadores braçais, comerciantes na feira-livre e no próprio bairro, domésticas, diaristas, trabalhadores rurais, vendedores de picolé, vendedores e auxiliares administrativos  no comércio da cidade.